Sobre

O GARAGEM é um programa de rádio que foi ao ar pela primeira vez em 1992, pela rádio Gazeta FM de São Paulo, tendo como apresentadores os jornalistas André Barcinski e André Forastieri. Depois de algumas edições, o Forasta deixou o posto para assumir o status de convidado, dando lugar a Paulo César Martin. Após algum tempo na grade da emissora, o programa saiu definitivamente. A volta aconteceu anos depois, em 1999, pela Brasil 2000 FM (107,3MHz), também de São Paulo. O jornalista Álvaro Pereira Júnior também passou a apresentar o GARAGEM. O programa faz uma mistura inédita no rádio brasileiro, com rock alternativo, pop de vanguarda e cultura popular.

O programa deixou a Brasil 2000 no ano de 2002, mas logo voltou, numa passagem que durou até 2005. Depois, arriscou num novo formato, em vídeo, pela TV UOL, que não durou muito. A volta ao “rádio” veio em 2009, via internet, pelo Showlivre/UOL, em programas gravados esporadicamente. A última edição foi ao ar em maio de 2013, e contou com o cantor Ovelha como convidado.

Ao mesmo tempo em que mostra novidades, o GARAGEM convida personagens especiais da cultura brasileira. Sempre o programa tem um convidado para uma entrevista reveladora e fora dos padrões. A acidez dos comentários e das perguntas feitas pelos apresentadores garantem o sucesso do programa, que já foi motivo de matérias das revistas “Veja SP”, “Jornal da Tarde”, “Venice Mag”, “Dynamite”, “Bizz”, “Rock Brigade”, do jornal “Folha de S.Paulo”, dos programas “Video Show”, da TV Globo, “Gordo A-Go-Go”, “Jornal da MTV”, “Lado B” e “Piores Clipes”, da MTV Brasil, emissora especializada em música.

Em seus vários anos de existência, o GARAGEM recebeu figuras importantes como os jornalistas Zeca Camargo (“Fantástico”, TV Globo), Marcelo Rezende (ex-TV Globo, hoje na Record), Kid Vinil,  Maurício Kubrusly (“Fantástico”, TV Globo), Fábio Massari, os apresentadores Ratinho, Jacinto Figueira Jr., o locutor esportivo Silvio Luiz, o cantor Supla, as modelos Joana Prado e Suzana Alves, a cantora Gretchen, os cantores Wando, Jerry Adriani, o ator Jece Valadão, a atriz Aldine Muller, os comediantes Markito e Tiririca, o campeão de luta livre Trovão, o sambista Bezerra da Silva, o escritor Marcelo Rubens Paiva entre muitos outros.

O GARAGEM também é ponto de referência para as bandas estrangeiras que vêm excursionar no Brasil. Todas fazem uma parada no programa para apresentações ao vivo. Já tocaram no programa bandas importantes do cenário internacional como Echo & The Bunnymen, Morcheeba, Mudhoney, Trail of Dead, Yo La Tengo, Man Or Astroman, Buzzcocks, GBH, Superchunk, Luna, Damon & Naomi, Cat Power, Stiff Little Fingers, Vibrators, Backyard Babies, Exploited, entre outras. O programa já recebeu outros artistas como Evan Dando (da banda Lemonheads) e o DJ Vitalic.

O ACERVO GARAGEM surge como instrumento de preservação e repositório da memória do programa mais maldito do rádio brasileiro, ao passo que reúne, organiza, disponibiliza e recupera todas as edições possíveis do GARAGEM, da Rádio Gazeta, passando pela Brasil 2000 até o UOL. Renato Noviello atua na produção do acervo digital do GARAGEM e na publicação das edições no blog.

Anúncios

5 pensamentos sobre “Sobre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s